FIDE bane adolescente holandês após celular ser encontrado escondido na meia

Um adolescente holandês de 19 anos, Joeri Harreman, foi banido por três anos, com um ano suspenso, pela Comissão de Ética e Disciplina da FIDE (EDC), após ser flagrado com um telefone celular escondido na meia durante um torneio de xadrez na Holanda em agosto de 2024. O incidente ocorreu no 26º Torneio de Xadrez da Universidade Hogeschool Zeeland, um dos torneios abertos mais importantes da Holanda.
Harreman, que tem um rating nacional inferior a 1700, levantou suspeitas após uma série de resultados impressionantes, incluindo uma vitória sobre o FM Esper van Baar. Van Baar relatou que ficou impressionado com o conhecimento de teoria de Harreman e achou peculiar um lance específico durante a partida. Após analisar o jogo, Van Baar suspeitou que Harreman estava trapaceando, pois ele jogou com precisão impressionante.

A investigação revelou que Harreman havia escondido um celular na meia durante o torneio. A análise das partidas de Harreman concluiu que o desempenho do jogador foi consistente com jogo auxiliado por computador. A EDC considerou Harreman culpado de trapaça e não cooperação com os árbitros, rejeitando sua defesa de que seus resultados expressivos eram enganosos.

A decisão da EDC foi influenciada pela idade de Harreman, sua ficha limpa e demonstração de arrependimento, resultando em uma suspensão de 36 meses, com 12 meses suspensos em caráter probatório.

Autora: Nathasha Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garry Kasparov: Rússia intensifica pressão contra críticos

FIDE bane ex-prodígio do xadrez chinês por sandbagging

Morreu Daniel Naroditsky, Grão-Mestre de Xadrez Americano